A segurança dos milhares de visitantes esperados no Arraiá da Capital contará com um importante reforço tecnológico neste ano. Entre os dias 25 e 28 de junho, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) empregará câmeras inteligentes equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e sistema de contagem de pessoas para monitorar todo o circuito da festa, realizada no estacionamento do Estádio Domingos Santos.
A operação especial contará com sete viaturas, um micro-ônibus com central de monitoramento e, em média, 30 guardas metropolitanos por escala. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos ao longo do circuito, permitindo o acompanhamento em tempo real da movimentação do público e auxiliando na identificação de situações que possam representar riscos à segurança dos participantes.
De acordo com o planejamento operacional, as imagens captadas serão acompanhadas pela equipe instalada no micro-ônibus de monitoramento, que funcionará como um centro móvel de controle. Caso sejam identificadas ocorrências suspeitas ou atos ilícitos, as equipes de patrulhamento serão acionadas imediatamente para a intervenção necessária.
Além da tecnologia embarcada, a GMP realizará patrulhamento ostensivo e preventivo nas áreas de maior concentração de público, vias de acesso e entorno do evento, atuando na prevenção de crimes como furtos, roubos, vandalismo, consumo de drogas e outras infrações.
Reconhecimento facial e contagem de público
O sistema de reconhecimento facial representa um avanço nas ações de segurança pública municipal, permitindo maior eficiência no monitoramento do evento e contribuindo para a rápida resposta das equipes em campo. Já a tecnologia de contagem de pessoas possibilitará acompanhar o fluxo de visitantes, auxiliando no gerenciamento dos espaços e na tomada de decisões durante a realização da festa.
De acordo com o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, a expectativa é que a operação contribua para a redução dos índices de criminalidade e violência durante o evento, e aumente a sensação de segurança do público. “É o compromisso da Guarda Metropolitana de Palmas com a modernização dos serviços de segurança e a utilização de ferramentas tecnológicas em benefício da população”, disse.
Fonte: Prefeitura de Palmas
